O santa-mariense Gabriel Oyarzabal Bortoluzzi, 31 anos, ficou frente a frente e apertou a mão de um dos homens mais poderosos do mundo, na quarta-feira, em Buenos Aires, na Argentina. Para entender como ele ficou cara a cara com o presidente dos EUA, Barack Obama, é preciso voltar um pouco no tempo.
Formado em Publicidade pela UFSM em 2006, Gabriel trabalhou por um ano aqui na cidade e, como havia gostado de Buenos Aires durante uma viagem de turismo, resolveu se aventurar em busca de trabalho na capital argentina. Começou a atuar em uma empresa de estudos e pesquisa de mercado online, que acabou sendo vendida a investidores.
Seus antigos patrões o convidaram a abrir outra empresa como sócio, a Jampp, que iniciou na Argentina há quatro anos, com cinco pessoas, mas hoje tem 70 colaboradores em Buenos Aires, São Paulo, Londres, Berlim, Cidade do Cabo e San Francisco. A Jampp criou uma plataforma de publicidade em aplicativos de celular e é referência na América Latina. Gabriel conta que, pelo fato de a empresa ter atuação nos Estados Unidos, ele recebeu o convite da Embaixada norte-americana para participar da palestra de Obama para 400 estudantes, professores e jovens empreendedores (veja foto abaixo).
- A mensagem dele foi de que a gente não tem de aceitar o mundo como está e que, nós, jovens empreendedores, temos a capacidade de mudar o mundo em várias áreas contou.
Ao fim do encontro, Obama foi cumprimentar quem estava na primeira fila. Gabriel foi um dos felizardos. Durante o aperto de mãos, uma rápida conversa.
- O Obama me agradeceu por nossa empresa estar investindo nos EUA, e eu agradeci pela oportunidade que o mercado dos Estados Unidos nos deu - contou Gabriel.
Foto: Gabriel Oyarzabal Bortoluzzi, arquivo pessoal